quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


Problemas encontrados na Caloi Elite 30


Depois de alguns meses com a bike e vários pedais na lama, 1 competição, vários km de asfalto, resolvi levá-la em uma oficina especializada e dar uma revisada.
Bom, uma noticia que me deixou bem decepcionado foi sobre o sistema de vedação dos cubos, segundo o cara dono da oficina o sistema é muito falho (similar ao da Specialized), entra muita água e muita terra, levando a mesa de rolagem e os outros componentes a um desgaste prematuro. Ele também disse “que por ser uma bike com custo/benefício muito baixo isso já era de se esperar”, opinião dele, não a minha.

Outro item que também apresentou um problema foram as rodas, ambas muito empenadas. Pensei ser um problema normal, pois uma bike que enfrenta buracos, pirambeiras e etc tende a empenar as rodas, mas lendo alguns artigos em Blogs especializados, com pessoas bem mais experientes no assunto, notei que muitos comentavam sobre o assunto. Creio ser um problema de fabricação, as rodas da Elite 30 literalmente não agüentam o tranco como deveria. Muitos efetuaram a troca das rodas por outras do mesmo grupo Crankbrothers, Cobalt 2 - 1,773 kg o par, ou Cobalt 3 - 1,670kg. São rodas mais resistentes e principalmente mais leves, porém o preço não é nada agradável. Eu gostaria muito de tirar 500 a 800g do peso da bike e não ter problemas com rodas empenando, mas pagar cerca de R$ 2.000 a 4.000 por um conjunto de rodas não esta nem perto dos meus planos.

Se fizermos uma conta simples, preço da Elite 30 R$ 3.990, se conseguir um preço razoável por suas rodas usadas vai ser ums R$ 500, supúnhamos que você decida colocar a mais top (cobalt 3) seu investimento total será de míseros R$ 7.000, colocando a cobalt 2 o investimento cairá para R$ 6.000. E isso foi um up apenas do conjunto de rodas, também vi muita gente comentando sobre o câmbio SRAM que estava quebrando a gancheira. Eu nem quis olhar os preços de um conjunto mais avançado tipo o XX, XX1 ou X0. Nesse caso seria melhor adquirir a Caloi Elite Carbon, com quadro de carbono, conjunto Sram X-0 e suspensão Rock Shox Sid.

Na minha humilde opinião, se fosse para fazer um investimento desses, eu venderia quadro, rodas e compraria um quadro de carbono e tentaria utilizar o restante das peças para montar outra bike, mas como não estou disposto a fazer tal investimento, vou cuidar da minha Elite 30 e tentar aproveitá-la o máximo que puder. Para um amador ela tem me servido muito bem, não deixa nada a desejar, os problemas citados acima creio ser contornáveis e não são desesperadores.

O penúltimo pedal que fiz foram 70 km bem rodados, fiquei 15 dias sem pedalar devido ao tempo chuvoso e aos horários doidos do serviço nesse fim de ano, mas ontem consegui pedalar novamente, rodei ums 40 km. E a emoção, a adrenalina e aquela sensação de chegar ao final do pedal sabendo que você deu tudo de si foi animal, a cada pedal me sinto mais apaixonado pelo esporte, só quem pedala sabe do que estou falando.


Bike na veia !!!

Caloi Elite Carbon

Rodas Cobalt 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário